terça-feira, 28 de agosto de 2012

Isadora Faber pode ser o começo de uma revolução no ensino público


A menina da foto é a Isadora Faber. Ela tem 13 anos e estuda em uma escola municipal de Florianópolis. Como muitas outras escolas públicas, a dela tem problemas: portas quebradas, instalação elétrica precária, professores que não conseguem dar aula, etc. Isadora resolveu falar desses assuntos em público, contrariando o pacto de silêncio que mantém o ensino público brasileiro do jeito que ele é. A menina montou a página Diário de Classe, no Facebook. Ganhou a aprovação de mais de 6 mil pessoas na internet, mas não fez lá muito sucesso entre os funcionários e gestores da escola. A menina chegou a ser pressionada para retirar determinados conteúdos do ar e é olhada com desprezo pelas tias da cantina. Isadora já chegou a ouvir da diretora que ela teria que aguentar as conseqüências do que havia feito.


Hoje, tive a chance de falar com Isadora. Ela me disse que quer ser jornalista. Mal sabe a menina que já fez mais pela profissão que muitos medalhões bem pagos para sentar atrás das bancadas dos nossos telejornais. Com mais algumas Isadoras, o Brasil poderá enfim fazer aquela revolução educacional de que tanto precisa. Ouça aqui a entrevista dela.
O blog chegou ao Diário de Classe por indicação da Carla Del Vale, da Polvo Digital. Aqui não tem jabá, só gratidão.
(Essa menina ganhou meu respeito, quero só ver se vão continuar falando disso até o final de semana ou vão arranjar noticias "mais importantes" eu simplesmente desconversar nos jornais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário