segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tecnologia de reconhecimento facial do Facebook levanta críticas

O Facebook ampliou discretamente a disponibilidade de uso de sua tecnologia para identificar pessoas em fotos automaticamente, renovando preocupações sobre privacidade na rede social.
O recurso, que o Facebook disponibilizou automaticamente para usuários do site, foi expandido dos Estados Unidos para "a maioria dos países", afirmou o Facebook em seu blog oficial.
O recurso Sugestões de Marcação usa reconhecimento facial para acelerar o processo de marcar amigos e conhecidos que aparecem em fotos publicadas no Facebook.
O lançamento da tecnologia provocou desconfianças em algumas pessoas. A empresa de consultoria em Internet Sophos divulgou em seu blog que muitos usuários do Facebook estão dizendo que o site disponibilizou o recurso sem avisar.
"Novamente, parece que o Facebook está se erodindo a privacidade on-line de seus usuários ao ser discreto", afirmou Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia na Sophos.
Sobre a mensagem da Sophos, o Facebook afirmou em um comunicado por e-mail que "deveríamos ter sido mais claros com as pessoas durante o processo de lançamento no qual este recurso foi disponibilizado".
O comunicado afirmou que as sugestões de marcação de fotos são feitas somente quando novas fotos são adicionadas ao Facebook, que somente amigos são apresentados nas sugestões de marcação e que usuários podem desativar o recurso em suas configurações de privacidade.
A companhia não respondeu a pedido de comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário